A leitura nos leva ao mundo mágico da imaginação criativa e transformadora.
Telefone (31) 9 9762-7108
Close

MRN Editora nas feiras e eventos sobre livros e literatura

MRN Editora nas feiras e eventos sobre livros e literatura

05/10 – Feira Curupira

    .

O Curupira é um personagem célebre do folclore brasileiro, popularmente conhecido por seus cabelos vermelhos e pelos pés, voltados para trás. Vive na mata e confunde os caçadores com suas pegadas para que, dessa forma, consiga proteger a fauna e a flora.

Curupira é também o nome da feira de publicações e artes infantojuvenis promovida pela Impressões de Minas, que ocorreu pela primeira vez em Belo Horizonte neste sábado, 5/10, n’A Central.

O evento integra a programação d’A Grande Primavera d’A Central e conta com diversas atividades para o público, como contações de histórias, oficinas para crianças, rodas de leitura, lançamento de livros infantis, shows musicais e mostra de animações.

03/10 – Lançamento no Jogo do Livro da FAE/UFMG

O Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE/UFMG), órgão complementar da Faculdade de Educação, anunciou o XII JOGO DO LIVRO E Il SEMINÁRIO LATINO- AMERICANO-ACERVOS LITERÁRIOS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E PESQUISA, dando continuidade ao produtivo diálogo com professores da Educação Básica e com pesquisadores nacionais e internacionais, iniciado em edições anteriores.

Nesta edição, o evento teve como objetivo refletir sobre o papel das bibliotecas (públicas, privadas, escolares, alternativas), cantinhos de leitura, atlas digitais, base de dados para pesquisas, museus, colecionadores de livros de artista, acervos particulares; mediação e pesquisa e as relações entre a universidade e a educação básica.

25/09 à 29/09 – FLI BH 2019 (Festival Literário Internacional)

 

O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH – nasceu em 2015, da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura desenvolve através da Fundação Municipal de Cultura. Realizado a cada dois anos, além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e a promoção da leitura na capital mineira, o festival é inteiramente dedicado à literatura oferecendo oficinas de leitura, escrita literária e ilustração, mostra de cinema, narrações de histórias, rodas de leitura, palestras, feira de livros e diversas atividades voltadas ao universo literário.

Seu propósito é trazer à cena a diversidade que a literatura expressa. Às vozes do texto literário, somam-se as vozes das ruas, dos saraus, da academia e a voz do público leitor.

Durante quatro dias, essas vozes ecoam em oficinas, saraus, recitais, leituras, debates e lançamento de livros. A ideia é romper com as divisões entre centro e periferia, entre guetos, grupos e classes sociais, entre o tradicional e o novo, e nos apossarmos da força que vem de diferentes territórios, com a variedade de culturas, de gêneros e de opções de expressão.

Das atividades humanas, a arte é a que mais nos lembra que precisamos de emoção para prosseguir. A literatura ocupa aqui um lugar especial por ser capaz de acolher toda a diversidade, emprestar voz aos que não podem falar, falar de igual para igual com aqueles que querem silenciar o outro. Ela possibilita a troca de experiências, o diálogo entre os saberes, a reflexão sobre as conquistas e perdas individuais e coletivas.

03/09 à 08/09 – Salão do Livro Infantil e Juvenil 2019

Em 2019, 0 Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, aconteceu entre os dias 3 e 8 de setembro no Casa Raja Shopping. O autor homenageado foi o Poeta Antonio Libério Neves e o tema foi “Tem criança Tem Poesia”.

Um programação extensa foi preparada para as crianças com mais de 120 atividades interativas durante todo o dia. Além disso, a feira de livros trouxe várias editoras e títulos, contação de histórias e convidados como Stela Maris, Paula Pimenta, entre outros.

20/07 à 28/07 – Lançamento no Festival Cultural de Inverno da UFJS

No 31º Inverno Cultural UFSJ, em nove dias de muita agitação, o público teve à disposição um total de 135 atrações artístico-culturais gratuitas que traduziram o tema “Semear”, escolhido para esta edição do Evento. Em 2019, a arte e a cultura são vistas como pontes para outras formas de viver em sociedade, tendo como premissa a diversidade, conceito no qual foi construída a programação do Festival. Na busca por traduzir a pluralidade de saberes, estilos e representatividades, o Inverno Cultural UFSJ trouxe para o palco o samba de “Aline Calixto”, a MPB de “As Bahias e a Cozinha Mineira”, o pop rock de “Jay Vaquer” e a música celta da banda “Tuatha de Danann”.

29/06 – Feira Textura

Realizada a cada três meses, a Textura busca abrir espaço para a literatura produzida em Minas Gerais e em outros estados. Dezesseis editoras independentes  estiveram presentes para a 10ª edição da feira, que teve entrada franca.

Escreva um comentário

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios

Telefone: (31) 9 9762-7108
Email: contato@mrneditora.com.br
Endereço: Rua Cumbi, 16 / 204 - Padre Eustáquio
Belo Horizonte / MG - CEP 30.310-000