A leitura nos leva ao mundo mágico da imaginação criativa e transformadora.
Telefone (31) 9 9762-7108
Close

Brincadeiras, cantigas e inclusão na literatura infantil digital.

Brincadeiras, cantigas e inclusão na literatura infantil digital.

Brinquedos e brincadeiras fazem parte do folclore infantil em todo o mundo. As parlendas, brincadeiras e cantigas do folclore brasileiro inundam o imaginário de muitas gerações de crianças, de ontem e de hoje, no Brasil. Mas nem todas as crianças têm a oportunidade de conhecer e experimentar essa nossa riqueza por meio da literatura. Cadê o toucinho que estava aqui? é uma versão digital-acessível do livro impresso, de mesmo nome, de Marcos Nascimento. Esta versão digital-acessível tem vários recursos de acessibilidade como audiodescrição, narração, interpretação em Libras de textos e músicas, além de, uma animação bem divertida.

Veja o vídeo de apresentação do livro-digital-acessível ao final deste texto.

Faltam, no mercado editorial, opções de textos literários para crianças com deficiências auditiva, visual, intelectual, autismo, entre outras. É um desafio produzir livros impressos e digitais com qualidade editorial, gráfica e literária, considerando a diversidade e esse público em especial. Mas não é impossível. As crianças com deficiência não atrapalham. Elas nos inspiram. E o livro Cadê o toucinho que estava aqui?, em sua versão digital-acessível, é um exemplo de que estes desafios editoriais podem ser superados com o uso criativo de recursos tecnológicos. A inclusão e a integração de crianças com deficiências devem ser uma tarefa não apenas das famílias e das escolas, mas do Estado e de toda a sociedade, inclusive o mercado, em especial o mercado editorial. Este produz conteúdos importantes para o desenvolvimento integral da pessoa humana, entre eles os literários.

A proposta de inclusão e integração do livro-digital-acessível Cadê o toucinho que estava aqui? não faz dele um livro para um nicho. Pelo contrário, faz dele um livro para todos e todas, não importando inclusive a idade. Por isso, ele apresenta três modos de leitura: Audiodescrição e Narração; Libras e Texto; Texto e Narração. Estes modos permitem diferentes experiências de leitura. Entre o silêncio das palavras e a sonoridade dos movimentos, entre o ritmo das músicas e a narração do texto o encanto encontra um lugar na imaginação de quem lê. Então, se você, leitor e leitora, é ouvinte, tape os ouvidos e curta o silêncio do livro, o ritmo das palavras e a harmonia das cores das imagens. Se você é cego ou cega, o som da palavra narrada, da música cantada lhe conduzirá a um novo cenário imaginado. Se você é surdo ou surda, as palavras e os sons expressos em língua de sinais lhe guiarão ao mundo da imagem em movimento.

Cadê o toucinho que estava aqui? em sua versão impressa já nasceu multimodal e intermída. Agora, por meio das ferramentas de tecnologias digitais, amplia suas possibilidades de leitura e comunicação. Suas ilustrações feitas a partir de recortes e colagens e com muitas cores atraentes, ganham vida nas animações da versão digital.  As músicas que acompanham o livro num encarte de CD, agora estão digitalizadas e interpretadas em Libras. O texto escrito em caixa-alta com destaques em itálico para os títulos das cantigas, incorporados à narrativa, ganha uma narração com fundo musical primorosa. As cenas de animação são audiodescritas em detalhes, acompanhadas de uma sonorização com sons de bichos, ventos, passos, água caindo etc.

Em 2019 a versão impressa de Cadê o toucinho que estava aqui? foi selecionada para o Fnlij’s selection [for the] 56th Bologna Children’s Book Fair, 2019, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e também faz parte do Acervo Básico FNLIJ, 2019. Agora navega pelos mares da literatura infantil digital sem perder a qualidade e o encanto da leitura.

Curta esta bela história, redescubra nossas raízes, cante e brinque com alegria.

Boa leitura!

Serviço

Lançamento:

Data: 01/09/2021 – Horário: 19h30

Onde: Canais do YouTube e Facebook da MRN Editora. Clique a seguir:

YouTube  |  Facebook

 

Escreva um comentário

Seu email não será publicado. * Campos obrigatórios

Telefone: (31) 9 9762-7108
Email: contato@mrneditora.com.br
Endereço: Rua Cumbi, 16 / 204 - Padre Eustáquio
Belo Horizonte / MG - CEP 30.310-000