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Afinal, o que a define a literatura infantojuvenil sob os vários aspectos que envolvem o universo da criança?

Este trabalho busca apontar, como tendência na literatura infantil (LI), um modo de tratar temas hoje consolidados neste campo.  O que se chama aqui de “modo” de tratar os temas é a ênfase que se dá a uma abordagem filosófica na LI, o que vem a influenciar as linguagens escrita e visual dos livros para criança. De certa forma o que esta abordagem sugere como literatura infantil de qualidade influencia o modo de tratar os temas. Apesar da grande diversidade da produção literária para crianças, desponta, especialmente nos resultados dos prêmios literários, uma literatura com texto e imagem que trazem uma apreensão dos sentidos em camadas estética e filosoficamente justapostas. As imagens, sob tal perspectiva, ganham ainda mais destaque nas narrativas quanto mais organicamente estiverem integradas ao texto por meio de um projeto gráfico que una consistente e conscientemente esses elementos. Este parece ser o caso do livro Horizonte, com texto e ilustrações de Carolina Celas (Orfeu Negro, 2018), o qual será analisado neste trabalho.

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